Música é linguagem e, parafraseando Humberto Maturana, somos quem somos pelo nosso ser e estar na linguagem.
O aprendizado da linguagem musical acontece pela mesma ordem que as demais linguagens: primeiro acontece a escuta (na linguagem de sinais essa parte é substituída pela percepção visual), depois a fala e por último a leitura e a escrita.
A Música na Infância tem como principal objetivo ajudar as crianças a aprenderem a escutar e a falar. Escutar o som de si mesmo e das outras pessoas é uma habilidade transposta da Música para as outras áreas que exigem socialização.
O ritmo ajuda a criança a organizar o corpo, já a melodia ajuda a criança a aprender sobre as emoções.
Na Pingo de Gente priorizamos criança com voz de criança.
Ao cantar com uma criança respeitamos o andamento dela. Ajudamos ela a regular a intensidade com uma nomenclatura baseada na Música erudita: um som pode ser forte ou fraco em termos de intensidade e não alto e baixo (alto e baixo são referentes à altura, logo sinônimos de agudo e grave).
MÚSICA É COM LETRA MAIÚSCULA NA PINGO DE GENTE.
Na Música ajudamos as crianças a sacudirem e parar o corpo.
A Pingo de Gente tem compositora, produtor musical e professor de Música.
A escola também conta com formações musicais para professoras e auxiliares. Tudo pensado para que as crianças possam desenvolver a sensibilidade, a criatividade e a autonomia proporcionados pela Música na Infância.
Muito se fala sobre a universalidade da linguagem musical, mas deixo a reflexão feita pela Professora Dra. Laura Franch Schmidt em uma das aulas que tive na minha primeira graduação: “Música é uma linguagem universal para quem sabe Música”.
Professor de Música – Ari Prates Jr

